fbpx

Transformação Digital – Saiba como aplicar na sua empresa

Como uma loja virtual pode salvar sua empresa na crise do coronavírus?
29 Julho, 2020
Desafios da logística no Brasil e como superá-los
26 Agosto, 2020

Realizar uma transformação digital é mais simples do que parece, sendo possível aplicar em sua empresa em poucos passos.

Cada vez mais empresas e clientes se adaptam ao mundo digital, sendo cada vez mais necessária essa transformação.

Além disso, a mudança para o digital só irá trazer benefícios, entre eles o acesso maior a sua empresa e as informações sobre seus produtos.

Sem contar com a disponibilidade para outras pessoas comprarem seus produtos ou serviços, sendo possível realizar transações todos os dias, a qualquer horário e sem nenhum custo há mais.

Veja como migrar, de forma simples e efetiva:

Transformação digital: criando seu site

Bem, o primeiro passo é definir o domínio de seu novo site caso ainda não tenha. O domínio é o nome do site, assim como “Google” ou “Twitter”.

Normalmente é utilizado o nome do seu negócio, e para criar esse domínio há diversos sites:

  • GoDaddy;
  • UOL Host;
  • Weblink;
  • Hostnet;
  • Hostinger;
  • Hostgator;
  • King Host;
  • Rede Host;
  • Locaweb;

Cada site conta com diferentes preços e também pacotes com hospedagem.

A hospedagem é onde seu site ficará hospedado.

Uma boa metáfora é utilizando hotéis: cada hotel tem vários quartos, e ao contratar uma hospedagem, alugará um para seu site.

Logo após criar seu domínio e hospedagem, será necessário um construtor de sites, como os seguintes:

  • Wix;
  • WordPress;
  • Hostgator;
  • Locaweb;
  • GoDaddy;
  • Webnode;
  • Uol Host.

Cada plataforma é diferente, e o recomendado para quem não quer gastar muito tempo com a transformação digital é utilizando o Wix ou o WordPress.

Essas plataformas contam com templates, bastando inserir suas informações, produtos e está pronto!

Transformação digital na prática

Redes sociais

Outro meio de transformação digital essencial são as redes sociais, sendo as mais utilizadas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Twitter;
  • Youtube.

Não é necessário criar conta em todas elas, porém é necessário fazer um estudo sobre cada plataforma para ver qual é melhor para sua empresa.

Por exemplo: caso seu empreendimento venda joias, é recomendado uma plataforma mais visual, como o Facebook ou Instagram.,

As redes sociais são o principal meio de conquistar novos clientes e fazer uma verdadeira transformação digital, porém é necessário cuidar alguns aspectos.

É essencial que as redes sociais sejam frequentemente atualizadas, além de utilizar Marketing de Conteúdo para atrair mais pessoas ao seu negócio.

Essas mídias sociais também são ótimas para promover seus produtos e anunciar promoções ou sorteios.

Blog

Assim como as redes sociais e o site, alguns empreendimentos gostam de investir na transformação digital utilizando blogs.

Blog são utilizados para manter seu público engajado, lendo seu conteúdo e em seguida o oferecendo de maneira sutil.

Os blogs são utilizando como forma de atrair seu público-alvo e fazer com que mais pessoas possam ir ao site encontrar seus produtos.

Através deles, também é possível compartilhar informações sobre seus produtos e até mesmo os comparar com algum da concorrência.

Caso deseje ter um blog para o seu empreendimento, deverá planejar se irá investir nele ou não.

Não é necessário investir em um blog para conseguir o fazer, pelo contrário, pode ser feito em plataformas gratuitas, mas através de investimento em tráfego pago, é possível aumentar as visualizações de maneira rápida.

Transformação digital: o que é necessário para migrar

Para migrar do físico ao digital, é necessário um investimento em Marketing Digital.

Não só seus clientes estão na Internet, como também só irão conhecer seu negócio se você o promover.

Além disso, um plano de negócio também é uma boa opção para controlar melhor seu empreendimento, pois diminui riscos e incertezas, além de preparar a estruturação para toda essa transição.

Estudar a concorrência também deve estar listado na lista de afazeres, onde é indispensável checar os preços e qualidade dos produtos, para assim adaptar sua estratégia de vendas focada na Internet.

Assim como mostrado anteriormente, escolher uma plataforma boa para o seu site é importante, precisando estudar todas possibilidades.

Essa transformação digital pode ser realizada de forma rápida após estabelecer todos esses critérios, pois a criação do site e das redes sociais não são demorados.

Caso seu empreendimento não conte com uma equipe focada no Marketing Digital e não tenha muito domínio do assunto, é indicado a contratação de profissionais, mesmo que freelancers.

Todo cuidado é pouco durante essa transição do físico para o digital, pois isso indicará em como (e quanto) você poderá sair na frente dos concorrentes.

Empreendedores aplicando a transformação digital.

Aplique agora mesmo a Transformação Digital

Mesmo que a mudança do físico para o digital possa demorar um pouco para mostrar resultados, ela também traz muitos benefícios a longo prazo:

Economia de dinheiro: os anúncios físicos normalmente são realizados através de canais de televisão, rádios e jornais, e normalmente precisam de um investimento alto, sendo que grande parte das pessoas sequer utiliza. Caso sua transformação digital seja feita de forma correta, será muito mais eficiente que esses outros meios de publicidade.

Alcance maior: assim como dito no começo do artigo, o alcance que antes estava restringido ao seu bairro ou até a sua cidade, agora é muito maior. A Internet é para todos, assim como as redes sociais, sites e blogs que você pode utilizar para propagar seu empreendimento.

Relação com o cliente: através de um site (ou redes sociais) é possível que os clientes saibam mais sobre seus produtos, como informações técnicas, além de possíveis comentários e elogios que poderão publicar, influenciando outras pessoas a comprarem seus produtos.

Credibilidade ao seu negócio: uma empresa com um site oficial e que dispõe de redes sociais para ter um melhor relacionamento com o cliente dispõe de muita credibilidade em comparação a outras empresas.

Maior número de clientes: assim como terá mais alcance, também contará com mais clientes que darão credibilidade ao seu negócio.

O processo digital é como um círculo de benefícios, sendo que um leva ao outro e no final, o processo é retomado novamente.

Sua empresa terá um maior alcance, o que traz mais clientes e após de conquistar os clientes com seu atendimento e qualidade do produto, terá mais credibilidade ao seu negócio.

Aplique a transformação digital e faça a mudança em seus negócios começar agora mesmo.

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *