fbpx

Veja agora os 8 melhores nichos de mercado para e-commerce.

10 Mulheres de sucesso no empreendedorismo digital!
10 Março, 2020
Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce? Aprenda agora!
18 Março, 2020

O e-commerce pode ser uma excelente opção para empreender, porque além do investimento inicial ser bem menor que o tradicional, o seu potencial de ganhos também é maior. 

Sei como é difícil escolher um nicho de mercado para e-commerce, principalmente com tantas opções, mas isso não pode te impedir de começar seu negócio. Por isso, nesse artigo vou te mostrar o que é um nicho, como você pode escolher um nicho rentável e algumas ideias de nichos que estão em alta este ano. 

Pessoa olhando uma imagem de nicho de mercado para e-commerce em um tablet

O que é um nicho de mercado?

É uma parte pequena de um determinado mercado, onde os consumidores têm características (geográficas, demográficas, sociológicas, etárias, etc) e desejos parecidos e que as demandas não estão sendo atendidos de forma satisfatória. 

Essa é definição tradicional de nicho, mas quando se trata da internet a definição de nicho fica um pouco mais ampla, pois basta que as pessoas estejam buscando a mesma solução para um problema para ser classificado como um nicho.

Como saber se um nicho de mercado é rentável?

Antes de tudo, você precisa analisar alguns aspectos para decidir se vale a pena investir nesse nicho de mercado ou não. Para isso, responda essas perguntas com atenção: 

  • Você gosta desse nicho? Poderia passar horas lendo/pesquisando sobre ele?
  • Existem pessoas querendo comprar esse produto ou elas precisam ser convencidas a comprar?
  • Esse nicho é grande o suficiente para ser lucrativo? 
  • Como estão os concorrentes? O que eles fazem? Que barreiras você terá que enfrentar para entrar nesse nicho?
  • Como você vai se diferenciar dos seus concorrentes? 

E para responder essas perguntas basta fazer uma pesquisa no Google.  Utilize o Planejador de palavras-chave do Google, o Google Trends, Ubersuggest, e a pesquisa normal. Essas ferramentas vão te ajudar a ver o volume de busca mensal, o nível de concorrência e outros dados superimportantes para sua tomada de decisão.

Notebook aberto em uma página de e-commerce. Aprenda a escolher seu nicho de mercado.

Melhores nichos para e-commerce

A verdade é que não existe um nicho de mercado perfeito, você precisa se atentar as tendências e pesquisar bastante. Mas para te ajudar nesse processo, separei 8 nichos de mercados lucrativos para seu e-commerce: 

Moda Vegana 

Essa tendência vem crescendo nos últimos anos, porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a origem dos produtos que consomem. E se você também abraça essa causa, por que não investir nela? Um ponto interessante no mercado da moda, é que você pode se especializar em determinado subnicho, por exemplo, tênis veganos, mochilas veganas, ou roupas femininas veganas. 

Mundo Geek

Sabia que o público geek gasta 40% mais que os consumidores normais? Isso é o que revelou a pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce. Então, pode ter certeza de que esse é um nicho lucrativo.

Esse mundo engloba séries, jogos, filmes de fantasia e ficção, computadores, gadgets e outros. As possibilidades de produtos são variadas, então tenha criatividade e fuja do óbvio.

Clube Assinatura

Um clube de assinatura é um serviço, no qual uma empresa faz uma curadoria de produtos mensalmente para o cliente, e geralmente é surpresa. Essa é uma ideia que combina comodidade com inovação, as pessoas estão em busca mais do que só comprar produtos, elas querem experiências. Hoje, já existem clubes para pets, de vinhos, livros e muitos outros. É importante que seu produto tenha uma demanda recorrente, caso contrário seu cliente cancelará a assinatura. 

Brindes Personalizados 

A concorrência desse nicho cresce a cada ano, e pode ser um pouco intimidante. Mas como em todo novo empreendimento, o importante é ter um diferencial. E para te ajudar vou te dar algumas ideias de brindes: 

  • Sustentáveis;
  • Tecnológicos;
  • Bem-estar e cuidados pessoais;
  • Gourmet;
  • Viagens.

Decoração 

Esse nicho vem crescendo cada vez mais nos últimos, e apesar de ser um nicho com grandes concorrentes, ainda há espaço para novos negócios. Para se diferenciar da concorrência forte, o ideal seria especializar seu e-commerce em um tipo de decoração ou até mesmo um produto. 

Alimentação Saudável

A população tem buscado cada vez mais cuidar de sua alimentação, e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos. Além disso, o mercado de alimentação é o quarto maior do mundo, movimentando US$ 35 bilhões por ano no Brasil. O nicho de alimentação saudável vai muito além de comida fitness, engloba vegetarianismo, veganismo, alimentação sem glúten, marmitas funcionais, e muitas outras opções.

Sapatos Artesanais Femininos

Essa pode ser uma ótima opção de nicho de mercado, porque as pessoas vão ter exclusividade, e só encontrarão seus produtos na sua loja virtual. Além disso, você pode agregar variados tipos de sapatos artesanais, como veganos, personalizados e muitos outros. Preste muito atenção nas tendências do mercado, como sustentabilidade, o consumo consciente e o minimalismo em várias áreas da vida. 

Cosméticos Naturais e Sustentáveis 

Não é novidade que população tem se preocupado mais com o meio ambiente, e com os impactos de seu consumo. Por isso, a tendência dos cosméticos naturais vem crescendo a cada dia, as pessoas querem comprar um produto de confiança que não faça testes em animais, que tenham embalagens recicláveis, com composição natural e que não tenha substâncias de origem animal.

Conclusão 

A escolha de um nicho de mercado para e-commerce deve partir, principalmente, dos seus gostos pessoais e oportunidades no mercado. Então, escolha algo que você adore e pesquise bastante antes de gastar suas fichas neste novo empreendimento.

Aqui você aprendeu o que é um nicho, como saber se um nicho é rentável, além de 8 melhores nichos para atuar no segmento do e-commerce.

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

2 Comentários

  1. […] por aí vai, cada e-commerce tem suas tarefas referentes aos ramos e nichos, e para isso é necessário planejar sua […]

  2. […] O nicho de moda não se trata apenas de confeccionar roupas, e sim de criar modelos de roupas, modelos de estampas, vender roupas e também verificar tendências. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *