fbpx

Planejamento de e-commerce: Por onde começar?

O que é Marketplace? Tudo que você precisa saber!
2 Julho, 2020
Como uma loja virtual pode salvar sua empresa na crise do coronavírus?
29 Julho, 2020

A ideia de ter um negócio totalmente online é maravilhosa, mas como fazer esse planejamento inicial do e-commerce? Como começar do jeito certo?

Essas perguntas que estou sempre recebendo de algumas aspirantes a empreendedoras. Por isso resolvi colocar aqui todo meu conhecimento e experiência como Mentora de construção de e-commerce, para te ajudar gratuitamente.

Espero que você goste desse material que fiz com todo carinho e não se esqueça de compartilhar com suas amigas que também querem ter um e-commerce.

Por que investir em um e-commerce?

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ter seu e-commerce, dá uma olhada nesse tópico que separei 7 motivos para você começar seu negócio hoje mesmo.

Alguns motivos para ter um e-commerce:

  • Sua loja fica aberta 24 horas por dia;
  • Você pode começar com pouquíssimo investimento;
  •  É uma tendência global;
  • Riscos reduzidos;
  • Pode trabalhar da sua casa;
  • Não precisa ter um estoque tão grande;
  • Você pode analisar os dados dos seus clientes e seu comportamento para melhorar sua comunicação e marketing.

Etapas do planejamento do e-commerce

Fazer um bom planejamento para seu e-commerce não é rápido, então se sua expectativa é montá-lo em um dia, esquece. Mas fique tranquila porque você não está perdendo seu tempo com isso, quanto mais você planeja, mais chance seu negócio tem de dar certo.

Agora vamos para as principais etapas de um planejamento de e-commerce:

  • Definir o que você irá vender;
  • Escolher os fornecedores;
  • Entender quem tem interesse nesse produto;
  • E como você irá vender.

O que você irá vender?

Essa primeira etapa, geralmente é a mais complicada e demorada, e não tem problema. Passe o tempo que for necessário aqui, o importante é escolher um bom produto que cumpra os principais critérios que listamos aqui.

O primeiro ponto para observar ao escolher um produto é ter interesse pelo nicho ou produto.

Imagine só, você monta toda a sua estrutura de e-commerce linda e maravilhosa, mas você ODEIA o nicho que escolheu. Vai ser penoso trabalhar, criar conteúdo e tirar as dúvidas dos seus clientes, não concorda?

Não seria melhor escolher um nicho que você tivesse, no mínimo, interesse em aprender sobre ele?

Esse é só um dos pontos que você deve observar na hora de escolher seus produtos, abaixo listei os critérios para você ficar de olho. 

Principais critérios para a escolha:

  • Gostar do produto/nicho: escolha algo que você goste ou tenha interesse em aprender;
  • Estar em um mercado vendedor: veja se essa mercadoria está em um grande mercado, utilize as pesquisas WebShoppers para isso;
  • Ter demanda para esses produtos: para isso utilize ferramentas de busca de palavras-chave gratuitas, como o Ubersuggest e os veja quais os itens mais vendidos dos principais Marketplaces do mercado;
  • Deve ser escalável: veja se os fornecedores possuem alguma dificuldade para manter os produtos em estoque ou se você for produzir como fará para escalar essa produção.
  • Evite itens que dificultam a logística: itens proibidos pelos principais Marketplaces e pelos correios.
A escolha de produto é a principal etapa do planejamento de e-commerce
Escolher um produto que você goste é essencial!

Quem irá fornecer esse produto?

Um outro ponto que não pode faltar em seu planejamento para e-commerce é a escolha de fornecedores.

Você precisa de, no mínimo 3 fornecedores para não ficar dependente de nenhum deles, pois isso pode te gerar sérios problemas.

O que você deve observar:

  • Preço competitivo;
  • As entregas precisam ser feitas em dia;
  • Produto deve ser de qualidade.

Além disso, conheça bem os seus fornecedores, veja se estão todos regularizados e se vendem as mercadorias com nota fiscal.

Para encontrá-los basta pesquisar no Google, por “fornecedores de” ou “distribuidora de”. Pesquise muuuuito porque essa é uma etapa importante do seu planejamento.

Outros meios mais interessantes para encontrar fornecedores: feiras, eventos e congressos. Dessa forma, você terá um contato direto com ele e provavelmente encontrará um ótimo fornecedor.

Pra quem você vai vender?

Todo negócio bem planejado deve ter um detalhamento de quem é o seu cliente ideal, porque sem isso é muito mais difícil fazer uma comunicação assertiva.

Com o cliente ideal definido, você poderá criar conteúdo direcionado a sua necessidade para então atraí-lo para sua loja virtual ou mesmo loja no instagram.

Agora que você sabe da importância, é hora de começar sua pesquisa.

Essa pesquisa pode ser feita de diversas formas:

  • Fazendo perguntas à sua audiência (se tiver);
  • Acompanhando grupos do facebook, para ver as principais dúvidas ou queixas;
  • Olhando os comentários das redes sociais dos concorrentes;
  • Através do Facebook Insights;
  • Ver os comentários de vídeos no Youtube.

Você pode aprender a montar a persona do seu e-commerce nesse artigo completo.

Como será feita a venda?

Recapitulando, você já sabe o que vender, quem irá te fornecer e para quem você vai vender, agora como será feita essa venda?

Nessa etapa do planejamento, você precisa definir os canais de venda serão utilizados. A forma mais prática de começar é através de Marketplaces e redes sociais.

Você não precisa começar já com uma loja virtual, apesar de ter uma agência especializada em criação de Lojas virtuais, eu te aconselho a começar da forma mais barata possível.

Conforme seu lucro for aumentando, você pode pensar em ter uma loja virtual. Mas por enquanto, foque em Marketplaces e redes sociais.

Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e criar conteúdo para atrair clientes para o Marketplace.

Empreendedora planejando os canais de venda de seu e-commerce
Um exemplo de canal de venda é uma Loja Virtual.

Conclusão

Em resumo, abrir um e-commerce é um excelente tipo de negócio como você pôde ver em no primeiro tópico do texto. Porém, sem planejamento seu e-commerce pode se tornar uma despesa enorme e gerar nada além de dor de cabeça.

Então, se você seguir essas dicas e se dedicar, tenho certeza de que você terá sucesso nessa jornada!

Mas se ainda não estiver segura e quiser uma mãozinha, venha fazer parte da minha mentoria, que eu te ensino tudo passo a passo.

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *