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O que é Omnichannel? E como aplicar essa estratégia no e-commerce?

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Apesar não ser um termo recente, as empresas estão cada vez mais implementando o Omnichannel em suas estratégias, pelo fato de estarem cada vez mais focadas no cliente, e para o cliente, o Omnichannel é a estratégia que mais favorece uma experiência de compra do seu jeito.

Se você tem dúvida sobre o que é Omnichannel e para que serve, nesse artigo vou tirar todas as suas dúvidas e ainda te mostrar como aplicar essa estratégia em seu e-commerce. 

O que é Omnichannel? 

Omnichannel é uma estratégia que tem como objetivo fazer uma integração do online e offline, de forma que a experiência do usuário seja melhorada. Além disso, é uma forma unificação dos canais em um só, o que traz vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa.

Um exemplo de utilização do omnichannel, é a possibilidade de o cliente comprar na loja física e receber o produto em casa, ou comprar na loja virtual e retirar na loja física. Esse é apenas um exemplo de como aplicar, existem inúmeras possibilidades.

Porém, somente ter um site para sua loja física, não pode ser considerado uma estratégia Omnichannel. É preciso que as informações e condições, sejam as mesmas independentemente de como o cliente fará a compra. 

Tudo que você precisa saber sobre Omnichannel!

Diferença entre omnichannel, crosschannel e multichannel

Multichannel

O Multichannel significa vários canais, assim como o Omnichannel, mas a diferença é que não há uma integração entre os canais de vendas. Sendo assim, é como se os canais fossem concorrentes entre si, porque os vendedores não têm acesso a informações da loja virtual, por exemplo.

Crosschannel

Já o Crosschannel é uma espécie de evolução do Multichannel, porque os canais de venda não funcionam como concorrentes, mas como complementares. Essa integração de canais é mais direcionada para a compra do cliente.

Omnichannel 

Como explicado anteriormente, o Omnichannel é uma estratégia de integração dos canais de venda, para que eles funcionem como uma só estrutura. Assim o cliente pode ter liberdade e realizar suas compras de forma mais flexível.

Um exemplo dessa estratégia, seria a possibilidade de o cliente estar na loja física e poder verificar através do site se o produto que ele procura está disponível, e ainda finalizar a compra na loja física e optar por receber em casa. 

Além disso, a estratégia não é focada no processo de compra, mas na experiência do usuário como um todo, buscando manter uma comunicação alinhada em todos os canais.

Benefícios da estratégia omnichannel para seu negócio

Se ainda não está convencido de que essa estratégia é excelente para seu negócio, vou te dar algumas vantagens tanto para seu negócio, quanto para seus clientes.

Melhor experiência de compra 

Com a integração dos canais, a experiência de compra do seu cliente se torna mais fluída e adequada às suas necessidades. Essa liberdade e flexibilidade para o cliente vai fazer com que sua empresa se destaque da concorrência.

Diminuição dos custos

Apesar de parecer o oposto, já que a implementação do Omnichannel pode requerer um certo investimento, utilizar essa estratégia pode diminuir alguns custos do seu negócio. 

Fazer essa integração, vai te ajudar na gestão do estoque e vendas de forma mais unificada, sendo assim seus processos serão otimizados e o fluxo será melhorado.

A importância do Omnichannel para seu e-commerce

Como aplicar a estratégia omnichannel no e-commerce?

Imagino que você deve estar pensando que todo esse conceito não tem aplicabilidade para empresas que não tem loja física. Com adaptação, é possível implementar essa estratégia no seu negócio online. 

Conheça seu cliente

Não tem como ter sucesso no seu negócio se você nem sabe quem compra seu produto, por isso sempre bato nessa tecla aqui no blog. Fazer uma pesquisa de persona vai te ajudar a estruturar seu negócio da forma correta e ainda vai te ajudar a tomar as melhores decisões. Veja aqui nesse artigo que explico a diferença entre público-alvo e persona.

Integre os canais

Depois de conhecer a persona, faça a integração de todos os canais, as informações devem ser acessíveis tanto para o cliente quanto para os vendedores. Essa integração não diz respeito somente aos processos de compra do cliente, mas também aos processos internos. 

Para que isso seja possível, é necessário utilizar um sistema capaz de fazer toda essa integração, tanto do estoque como do atendimento. Uma boa alternativa é utilizar uma plataforma de e-commerce que faça integração com diversos marketplaces, sistema ERP e logística. A plataforma Tray é uma das melhores opções, porque possui diversas integrações e um pacote inicial acessível para o empreendedor iniciante.

Invista em Branding

Outro ponto importante é a comunicação. Para que essa estratégia dê certo é fundamental que você invista em um Branding bem feito, porque assim a sua empresa será capaz de manter uma comunicação coerente em qualquer canal.

Retirada do produto em lojas parceiras

Se seu negócio não tem uma loja física onde o cliente possa fazer a retirada do produto, uma opção é fazer parcerias com outras lojas físicas para que o cliente possa fazer a retirada com esse parceiro. 

Algumas empresas facilitam o contato entre os e-commerces e parceiros, como a Pegaki, no site da empresa você pode fazer o cadastro do seu e-commerce e encontrar parceiros disponíveis.

Conclusão

Por fim, nesse artigo você aprendeu o que é Omnichannel, os benefícios dessa estratégia e ainda como aplicá-la no seu e-commerce. Vale a pena apostar nessa integração para seu negócio, mas se ele ainda está engatinhando, é melhor esperar até que esteja um pouco mais sólido.

taispereiraoficial
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Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

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