fbpx

O que é E-Commerce – Comércio Eletrônico?

5 Passos Antes de Montar um E-Commerce
17 Julho, 2019
Semana do Brasil
3 Setembro, 2019

Você já deve ter ouvido falar sobre E-Commerce nas principais mídias, jornais, revistas e em canais digitais, já deve ter ouvido muita gente falando sobre Comércio Eletrônico e deve ficar se perguntando. O que é isso?

Então, aqui nesse artigo, vou te passar o meu conceito de E-Commerce, tendo em vista, que existem vários conceitos diferentes e você já deve ter visto pessoas abordarem esse tema de maneira diferente, como por exemplo, deve ter ouvido falar que Loja Virtual é a mesma coisa que E-Commerce, certo?

Por isso, eu estou trazendo esse assunto aqui hoje para mudar essa visão equivocada que a maioria das pessoas tem de achar que E-Commerce e Loja virtual são a mesma coisa. Mas, não é bem assim. Loja virtual é apenas mais um dos canais possíveis de se trabalhar com E-Commerce.

Mas Taís, não são a mesma coisa? – NÃO!

E-Commerce, na minha concepção, é uma estratégia de negócio, uma estratégia comercial, é uma forma de você vender seus produtos através da internet. O E-Commerce pra mim é isso, é todo tipo de venda que acontece de maneira totalmente online. Portanto, para se caracterizar E-Commerce, é necessário que a transação seja feita totalmente através da internet. Desde a negociação até o pagamento do pedido.

A plataforma da loja virtual é um dos canais que podemos utilizar dentro dessa estratégia, é uma das táticas, um das ferramentas que podemos utilizar dentro do e-commerce e, faz com que os clientes concluam o máximo de pedidos possíveis e, com que você conclua o máximo de vendas possíveis através da internet.

Mas aí você vem e me pergunta: – Taís, eu estou começando agora nesse mercado e tal, se não for através da loja virtual, como o cliente irá comprar online comigo?

Por incrível que pareça essa é uma das dúvidas mais comuns. Existem vários outros canais onde você pode começar a vender online, você pode colocar seus produtos em algum MaketPlace, por exemplo. Pode começar com o Mercado Livre ou até mesmo no OLX, onde já existe a possibilidade do cliente efetuar o pagamento por lá mesmo. E tem gente que começa no e-commerce de maneira ainda mais simplificada, usando basicamente as redes sociais como Facebook e Instagram e até mesmo o WhatsApp, e para mim, única coisa que precisa para se caracterizar como e-commerce é que a transação seja feita online.

Você pode usar um perfil comercial no Instagram por exemplo, para divulgar seus produtos, os clientes visualizarem, entrarem em contato contigo via direct informando que gostaram da “blusa” e querem comprar, você envia o link de pagamento ou de algum gataway de pagamento para o seu cliente e ele efetua o pagamento online, ou seja, conclui a transação online de compra com você. Isso é e-commerce, isso é comércio eletrônico. Essa é a essência do E-Commerce.

Contudo, para concluir, sempre que for pesquisar sobre esse assunto, e sobre como isso vai englobar mais na tua vida e impactar mais no teu negócio, tenha sempre em mente, e-commerce não é Loja virtual, e-commerce não é ferramenta ou plataforma, e-commerce é uma estratégia de negócio, independentemente se você já tem um negócio ou não, hoje em dia tudo pode se transformar em e-commerce, dá para implementar o e-commerce, ou seja, se você já tem um negócio você vai implementar a estratégia do e-commerce, que vai fazer com que você amplie seu negócio na internet para atender a todo o Brasil. Mas, se você ainda não tem um negócio, tá começando agora, do zero, isso não é problema, você cria o seu do absoluto zero e a estratégia principal de comercialização desse negócio de vendas online é o e-commerce.

Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, aqui no meu blog, canal no Youtube ou demais redes sociais tem mais materiais que irão te ajudar a Desvendar o eCommerce de maneira fácil e prática.

Você pode baixar nosso E-Book ou participar da nossa lista VIP.

Clique no botão abaixo para solicitar seu E-book

LEIA TAMBÉM

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

1 Comentário

  1. […] precisamos definir o que é esse tal de e-commerce, em resumo é quando um negócio é estruturado de forma que todas as suas transações funcionem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *