fbpx

Marketplace: como começar seu e-commerce? Passo a passo

Instagram Shopping e loja do Facebook: como usar no e-commerce?
8 Abril, 2020
Como montar um e-commerce: 5 passos para estruturar o seu!
2 Maio, 2020

Porque usar um Marketplace? Começar um e-commerce requer um certo investimento para que o negócio dê certo, e muita das vezes você ainda quer testar se aquele é bom produto ou se é bom mercado. 

Sendo assim, começar seu e-commerce através de um marketplace, pode ser uma saída para evitar esses gastos desnecessários. Por isso, nesse artigo vamos te mostrar como começar seu negócio e ter sucesso através dessas plataformas de vendas. 

Porque utilizar marketplace

Entenda a diferença entre marketplace e e-commerce

Antes de tudo, e-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, é um negócio no qual todos ou a maioria dos seus processos funcionam pela internet. E para ser caracterizado como e-commerce, é necessário que a compra e venda sejam feitas, exclusivamente online. 

Já o marketplace, é como um shopping, onde vários vendedores expõem seus produtos dentro de um espaço. E para isso, o marketplace cobra uma taxa sobre cada venda efetuada. 

Vantagens de começar através do marketplace

Começar seu e-commerce através de um marketplace, pode ser a melhor opção para quem ainda não possui capital o suficiente para investir em sua própria loja virtual. Por isso, vamos mostrar quais são as principais vantagens em utilizar um marketplace.

Baixo investimento inicial 

No início de um negócio, é normal começar com pouco dinheiro para investir. Por isso, no marketplace, você economiza no marketing para divulgar sua loja, na manutenção da plataforma e outros. 

Além disso, nesse tipo de negócio, só é necessário pagar alguma taxa quando é efetuada alguma venda, e os valores costumam ser aceitáveis. 

Para montar sua própria loja virtual, terá que investir em várias ferramentas para manter o bom funcionamento do e-commerce. Como, por exemplo, uma plataforma de e-commerce, sistema de segurança, gateways de pagamento e outros, o que pode fazer o custo inicial do seu projeto ir às alturas.

Esse é um dos principais motivos para começar em um marketplace e não em sua própria loja virtual.

Benefícios de usar Marketplace

Segurança de dados e antifraude 

Essa questão pode tirar o sono de muitos empreendedores, já que a maioria não tem os conhecimentos necessários para montar uma loja virtual segura para o cliente e para si. Sendo necessário contratar especialistas para manter a segurança e fazer as atualizações necessárias para que os clientes não corram nenhum risco.

Em um marketplace, não é necessário ter esse tipo de preocupação, porque além do site tomar todas as providências necessárias para a segurança dos dados, o vendedor fica isento dessa responsabilidade.

Outros artigos que podem te interessar:
Blog para e-commerce vale a pena? Tudo que você precisa saber!
E-commerce nas redes sociais: qual utilizar e como ter sucesso?

Conhecido no mercado 

Essa é uma das principais vantagens, porque se você criar uma loja virtual do zero e trabalhar muito bem o SEO das suas páginas, ainda sim demorará para ter resultados.  Já em uma plataforma de vendas, consolidada no mercado, o volume de visitas é muito maior. Essa é uma chance de tornar seu negócio conhecido do mercado, sem ter muitos custos com divulgação. Algumas plataformas cobram uma taxa para destacar seu produto temporariamente, o que pode ser muito vantajoso dependendo do seu produto.

Passo a passo para ter sucesso com marketplace

Tenha um diferencial

A competitividade em uma plataforma de vendas, é brutal, por esse motivo é fundamental que a sua oferta chame mais a atenção que a do seu concorrente. Existem várias formas de se diferenciar, que vão além do preço, como oferecer brindes, entrega expressa e outras formas de pagamento.

Ofereça um pós-venda exemplar 

Se você acha que isso não é necessário, realmente a sua chance de ter sucesso com seu e-commerce é quase zero. Isso pode, inclusive, fazer com que seus clientes prefiram comprar de você, mesmo que seu preço seja mais caro. 

Então, entre em contato com seus clientes agradecendo ou mesmo para saber da experiência deles com seu produto. É muito importante não deixar seus clientes esquecerem de você.

Mantenha uma boa reputação

Ter uma reputação boa vai fazer com que seu produto se destaque dentro do e-commerce, e assim conseguir mais vendas. Por isso, certifique-se de manter a qualidade dos produtos, o prazo da entrega e um atendimento impecável. 

Use as mídias sociais 

Crie um perfil para seu e-commerce nas redes sociais, divulgue seus produtos e chame as pessoas para visitar seu marketplace. Além disso, crie uma estratégia de conteúdo para seu negócio, não só divulgue seus produtos, pois as pessoas irão se cansar e deixarão de segui-lo. 

O marketplace ideal para o seu negócio

Existem diversos tipos de marketplaces no mercado, e uma das modalidades mais interessantes são os focados em um nicho. Assim, você tem um público altamente segmentado para seu produto.

Elo7

O Elo7 está no mercado há 12 anos, e tem mais de 90 mil parceiros. É voltado para artesanatos, e dentre as categorias aceitas no site, estão: 

  • Acessórios
  • Aniversário e festas
  • Bebê
  • Bijuterias
  • Bolsas e carteiras
  • Casa
  • Casamento
  • Decoração
  • Infantil
  • Jogos e brinquedos
  • Joias
  • Pets
  • Religiosos
  • Roupas
  • Saúde e beleza

MadeiraMadeira

Caso o seu nicho seja decoração, essa pode ser uma ótima opção para você. Além de artigos de decoração, há também pisos, iluminação, móveis e outros. Segundo o próprio site, eles recebem mais de 12 milhões de acesso por mês, para ser parceiro basta entrar no site e preencher um cadastro para que eles aprovem. 

Mobly 

Essa plataforma é focada no segmento de móveis e outros artigos de decoração. As categorias disponíveis no site são: 

  • Cama Mesa e Banho
  • Decoração
  • Eletro
  • Infantil
  • Iluminação
  • Jardim e Lazer
  • Móveis
  • Reforma e Garagem
  • Utilidades Domésticas

Mercado Livre

É dos mais conhecidos, é possível anunciar gratuitamente e você só paga quando efetuar a venda. Além disso, na plataforma há diversas categoriais de produtos para vender, desde decoração até imóveis. Por isso, a concorrência é gigantesca e dependendo do seu nicho de atuação, não vale a pena.

Por fim, escolher começar através de marketplace é uma excelente forma de tornar seu negócio viável, caso você não tenha dinheiro para investir em sua própria loja. Conforme suas vendas foram aumentando, invista em uma sua loja virtual e melhore cada vez mais os processos. 

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário e não esqueça de compartilhar com suas amigas empreendedoras! 

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *