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Como uma loja virtual pode salvar sua empresa na crise do coronavírus?

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A crise do coronavírus afetou diversas pessoas, inclusive diversas mulheres empreendedoras que há pouco tempo abriram um comércio físico.

Nesta situação, uma alternativa que surge são as lojas virtuais, afinal, o mundo todo está em quarentena.

Além disso, através de uma loja virtual traz seus benefícios ao comerciante, que pode gerar alguma renda enquanto acontece o isolamento social.

Em seguida, confira as vantagens e desvantagens de se ter uma loja virtual:

Vantagens de ter uma loja virtual na crise do coronavírus

  • Acesso a sua loja: sua loja pode ser acessada através de computadores, smartphones e tablets, desde que tenha acesso, você está lá disponível para o cliente!
  • Maiores informações sobre seu produto: apesar de o cliente não ter contato físico com o produto, há também o lado bom de se apresentar todas informações do produto: pode ser seu tamanho, peso, marca e também dimensões, além do preço, frete e tempo de entrega.
  • Alcance todos: se antes sua loja só atingia um bairro da sua cidade, ou somente a cidade inteira, agora você poderá atingir todo o Brasil, e se desejar até mesmo outros países!
  • Baixo custo operacional comparado a loja física: não há necessidade de contratar ninguém para vender seu produto, e mesmo que antes não houvesse ninguém, agora não há custo de transporte até sua loja física, além do conforto de ficar em sua própria casa!
  • Disponibilidade: assim como no acesso a sua loja, você poderá atender a todos clientes em sua loja, ela está aberta 24 horas por dia, todos os dias e sem nenhum custo a mais.
  • Melhor em tudo: a loja física tem custo operacional muito mais alto que uma virtual, por isso seus preços podem ficar mais acessíveis aos clientes, além disso você também contará com mais formas de pagamento, que irá converter ainda mais clientes em sua loja!
  • Saiba sua concorrência: se antes era complicado saber onde estava sua concorrência e seus preços, agora está tudo na palma da sua mão! É só pesquisar e descobrirá tudo que precisa.
Mulher preocupada com as dívidas geradas pela crise do coronavírus.

Desvantagens de ter uma loja virtual

  • Falta do atendimento presencial:  o cliente pode ter dúvidas a respeito de algo, além de uma certa desconfiança ao comprar pela internet. É vital que sua loja virtual tenha algum canal de comunicação aberto para suprir as dúvidas dos clientes.
  • Insegurança do cliente: há diversas pessoas que não se sentem seguras de informar dados pessoais e bancários, sendo possivelmente uma parcela de clientes difíceis de se conquistar.
  • Experimentação: se trabalha com loja de roupas ou similares, isso com certeza fará falta. Apesar de ser possível informar as medidas dos produtos, e fazer uma boa descrição a respeito de cores e fotos de qualidade, há uma parcela dos clientes querem experimentar e conhecer os produtos antes da compra.
  • Atrasos: possíveis atrasos com a mercadoria podem acarretar a perda de clientes, por conta disto é importante ter cuidado e muita organização.
  • Trocas: caso a pessoa deseje trocar o produto é possível, porém o trâmite para realizar isso é muito mais demorado que o comum, podendo ocasionar na perda do cliente (por isso é importante uma boa descrição do produto, para evitar ao máximo devoluções ou trocas).

Como migrar do comércio físico para o virtual?

É vital um investimento em marketing digital, pois agora seus clientes estão na internet, e eles só conhecerão a sua loja se você a promover.

Um plano de negócios também é uma ótima opção para se ter mais controle do seu negócio.

Ele ajuda a diminuir os riscos e incertezas, além de preparar a estruturação de sua nova loja virtual!

Além disso, é necessário já estudar sua concorrência e ver se poderá concorrer.

O estudo deverá abranger preço ou qualidade do produto, e com base nisso adaptar sua estratégia de vendas.

Assim como uma loja física precisa de um local bom, também é necessário que uma loja online tenha uma plataforma boa.

Na crise do coronavírus, é necessário ter uma boa gestão de logística, escolhendo bons parceiros que entregarão sua mercadoria de forma qualificada.

Por fim, a mudança de uma loja física para uma virtual precisa de muito cuidado e atenção, por conta disto considere ajuda de profissionais especializados nessa mudança.

Minha mentoria é focada para empreendedoras que desejam realizar essa transformação digital, onde ensinamos passo a passo como você poderá fazer essa mudança e superar a crise do coronavírus de uma vez por todas.

Empreendedora driblando a crise do coronavírus com uma loja virtual.

Como atrair clientes para sua loja durante a crise do coronavírus

Atrair clientes na internet pode não ser tão fácil quanto uma loja física onde alguém olhará a vitrine e entrará para ver o produto.

Mas há diversos meios de se atrair clientes, confira alguns métodos para ganhar clientes em sua loja virtual:

Redes sociais

As redes sociais são o principal meio de conquistar clientes, é necessário ser ativo e sempre demonstrar o interesse em realizar o desejo dos consumidores.

O marketing de conteúdo é muito importante, através dele mais clientes chegarão a sua loja.

Nas redes sociais também é possível anunciar promoções surpresa, e se possível algum sorteio para suas clientes, engajando seu público de forma que eles sintam que são importantes para sua loja.

Anúncios

Anúncios são uma ótima opção para quem deseja uma resposta rápida ao entrar na internet, porém é preciso um investimento.

É possível anunciar sua loja virtual através de tráfego pago, por meio do Google ou até mesmo de lojas parceiras.

Blog

Um blog é uma ótima opção para manter um público de fãs do seu conteúdo, que deverá ser relevante para eles.

Ao fazer um blog e realizar conteúdos de qualidade, poderá os chamar para conhecer sua loja virtual, de forma simples e prática.

Há também formas de fazer seu blog aparecer nas primeiras páginas do Google quando alguém pesquisar a respeito do assunto que você posta, utilizando o SEO.

Trazendo mais clientes para seu blog, ainda mais pessoas podem ir até sua loja e se interessar por seus produtos.

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