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Linkedin para E-Commerce: será que funciona? Veja como utilizar.

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Será que utilizar o linkedin para e-commerce funciona? Existem diversos fatores para avaliar antes de responder essa pergunta, o que pode ser bom para alguns e-commerces, pode não funcionar para outros. 

Saber quais redes sociais funcionam para seu negócio é fundamental para ter sucesso na sua loja virtual. Por isso, nesse artigo vamos te mostrar quando vale a pena utilizar o LinkedIn para seu e-commerce e como utilizá-lo.

Entenda como funciona a rede social 

O Linkedin é uma rede social, essencialmente profissional, porém ao contrário de alguns anos atrás não é só usada para procurar vagas de emprego. Hoje, a rede possui mais 600 milhões de usuários ativos, e as oportunidades de negócios são inúmeras, principalmente para e-commerces que fazem negócios com outras empresas, ou seja, B2B. Apesar disso, não quer dizer que não funciona para e-commerces que trabalham diretamente com o cliente. 

Se você não está familiarizado com a rede social, nela é possível compartilhar imagens, vídeos, PDF’S e outros. Além disso, você também consegue participar de grupos de discussão, que pode ser uma excelente forma de captar leads.

LinkedIn funciona para e-commerce?

Segundo a E-commerce Trends de 2018, somente 20,8% dos e-commerces estão presentes no LinkedIn enquanto 79,5% dos consumidores utilizam a plataforma. Isso mostra o tanto de oportunidade disponível, entretanto criar uma página para seu e-commerce não basta, é necessário criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce.

A escolha de uma rede social para atuar, não pode ser decidida de forma aleatória, porque montar uma estratégia de conteúdo custa dinheiro e esforço. E para utilizar o LinkedIn para e-commerce, entenda primeiro onde seu cliente está. Será que ele está presente no LinkedIn? Para te ajudar a analisar isso, reflita sobre essas perguntas:

  • Quais as redes sociais mais usadas pelo seu cliente ideal?
  • Que tipo de produto seu e-commerce comercializa? Será que faz sentido naquela plataforma? 

Conhecer o seu cliente vai te ajudar a saber se vale a pena gastar energia na rede social ou não. Caso você já tenha definido a persona do seu negócio, é simples. Senão, basta fazer uma pesquisa com seus próprios clientes ou no google.

O foco deste artigo não é te convencer a utilizar a rede social para seu negócio, e sim mostrar quando usar e quando não. Além de saber se é a rede ideal para seu cliente, verifique se o seu e-commerce pode investir nisso agora: 

  • Seu e-commerce já possui um blog? Senão, foque nisso.
  • Você trabalha sozinha? 
  • Será que é viável investir nessa rede no momento? 

Como utilizar o Linkedin para e-commerce? 

Agora que você já entendeu se vale a pena usar o linkedin para e-commerce, precisa aprender como utilizá-lo de forma correta para ter sucesso.

Crie uma página para seu e-commerce

No Linkedin, as páginas para empresas são chamadas de Company Pages e assim como no Facebook, é necessário criar primeiro um perfil pessoal para poder criar uma company page. Mas é necessário ter um número mínimo de conexões, para conseguir criar essa página.

Não use um perfil pessoal para o seu e-commerce, afinal você perderá algumas oportunidades que a rede social oferece às páginas de empresas. 

Na hora criar a página, certifique-se de colocar uma imagem adequada tanto na capa, quanto no perfil. A descrição deve conter a palavra-chave para que a página seja facilmente encontrada no mecanismo de busca do Linkedin.

Produza conteúdo de qualidade

Como foi dito anteriormente, não basta criar uma Company Page e esperar os clientes chegarem. Para saber que tipo de conteúdo criar, é preciso entender qual o seu objetivo na rede, que pode ser de captar mais leads, fechar parcerias ou conseguir mais fornecedores. 

Cada objetivo exige uma comunicação diferente, e um conhecimento das dores e desejos daquela pessoa para quem se fala. Por isso, é preciso estudar sua persona para produzir um conteúdo certeiro. 

Seja frequente 

Como em qualquer rede social, é preciso manter uma certa frequência de postagens, e segundo um estudo feito pelo próprio LinkedIn, o ideal é 20 postagens por mês. Porém, isso não é uma regra, afinal se seu e-commerce tem outras redes, pode ficar inviável manter a qualidade. 

Defina quantas vezes na semana é possível produzir conteúdo, sem perder a qualidade, e em seguida monte um calendário de publicações. Simplesmente replicar os conteúdos do Instagram e Facebook, não é o ideal, crie um conteúdo adequado à plataforma.

Interaja com as pessoas

Assim como as pessoas, as empresas também precisam interagir nas redes sociais, afinal é uma forma do seu e-commerce se tornar mais querido pelos seus seguidores. Siga o exemplo de grandes marcas como Netflix e NuBank, que interagem ativamente nas redes sociais, fazendo com que seus clientes se tornem verdadeiros fãs da marca.

Chame os seus seguidores de outras redes

Se o seu negócio já possui outras redes sociais, faça chamadas convidando esses seguidores para o Linkedin, isso vai fazer seu perfil crescer mais rápido. Coloque também botões de compartilhamento nos conteúdos do seu blog, e botões para os clientes acessarem suas redes sociais. Existem vários plugins gratuitos com essa função, basta buscar no google.

Faça impulsionamento das publicações

Para alcançar mais pessoas e ter um crescimento rápido na plataforma, é necessário investir em anúncios. Os anúncios do Linkedin, podem ser em formato publicidade nativa comum ou atualizações patrocinadas. As atualizações patrocinadas são as mais recomendadas, porque assim como no Facebook, elas aparecem no feed dos usuários como os outros conteúdos orgânicos. 

Em resumo, utilizar o Linkedin para e-commerce pode ser uma excelente estratégia para captar leads, porém não é todo tipo que vai conseguir ter sucesso. Caso seu negócio seja adequado para a plataforma, seguindo os passos abordados neste artigo, seu e-commerce terá muito sucesso nessa rede social.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que te respondo o mais rápido possível.

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