fbpx

Instagram Shopping e loja do Facebook: como usar no e-commerce?

E-commerce nas redes sociais: qual utilizar e como ter sucesso?
8 Abril, 2020
Marketplace: como começar seu e-commerce? Passo a passo
14 Abril, 2020

As redes sociais são ótimas para captação de novos clientes, e as ferramentas Instagram Shopping e Facebook Marketplace podem ser uma boa alternativa para aumentar as vendas do seu e-commerce. Então, se você quer fazer suas vendas subirem, mas não tem ideia de como fazer, acompanhe esse artigo até o final que vou te mostrar como.

Como funciona o Instagram shopping? 

Com certeza você já deve ter acessado alguma lojinha do instagram, senão, é como uma loja virtual dentro instagram. Nela você coloca fotos dos seus produtos e informações, como preço, tamanho, quantidade e etc. 

Além disso, quando você publica alguma foto do seu produto é possível marcá-lo como se fosse uma marcação de algum usuário. Assim, os seus seguidores podem clicar na foto e ir para a sua vitrine dentro do próprio instagram. 

Porém, não é possível fazer compras dentro da rede social, pois ela apenas direciona para um site externo. Sendo necessário ter uma loja virtual para que possa efetuar a venda.

Requisitos para criar uma loja no Instagram shopping

De acordo com o Guia de Configuração da própria rede, é necessário cumprir os seguintes requisitos: 

  • A conta deve ser comercial. 
  • Vender produtos físicos. 
  • O perfil deve estar vinculado a uma página do facebook.
  • Conecte seu perfil a um catálogo do Facebook.

Os produtos aparecem em uma outra aba, assim como a aba do feed, IGTV e marcações, mas somente após publicar 9 produtos. 

Como funciona o marketplace do facebook? 

Vender no marketplace do Facebook é bem mais simples que o Instashop, basta entrar em sua conta na rede e clicar na guia Marketplace. Em seguida, clique em Vender algo e cadastre o produto, infelizmente só é possível cadastrar um produto por vez. Assim como o Instashop, não possível processar pagamento dentro da plataforma, porém você pode utilizar o PagSeguro.

O marketplace aceita diversas categorias de produtos, como: 

  • Eletrônicos
  • Casa e jardim
  • Aluguel de imóveis
  • Família
  • Roupas e acessórios
  • Hobbies
  • Venda de imóveis residenciais
  • Classificados
  • Entretenimento
  • Veículos

É importante ficar atento as políticas de comércio do Facebook, porque muitos itens não podem ser comercializados dentro do Marketplace. 

Uma desvantagem de usar essa ferramenta é que ao colocar um item à venda, não é possível fazer uma segmentação para alcançar o seu cliente ideal. Porém, a pessoa que está buscando pode usar um filtro de localização e preço, o que já ajuda um pouco. 

Outro problema, é o fato de que somente os perfis pessoais podem usar esse recurso, as páginas ainda não podem.

Aumentando as vendas com essas ferramentas

Utilizar o marketplace do Facebook e o Instashop, pode ser uma excelente forma de alavancar as vendas do seu e-commerce. Ou até mesmo, começar um e-commerce, já que o custo dessas ferramentas é zero. Agora vamos dar dicas do que fazer para ter sucesso em cada uma das ferramentas. 

No Instagram Shopping

Diferentemente no marketplace do Facebook, no Instagram você já precisa ter sua loja virtual pronta para que a ferramenta direcione o cliente para ela. Algumas dicas para aumentar suas vendas com a loja do Instagram: 

  • Tire fotos criativas e de qualidade, as fotos da loja devem ser simples e de qualidade, para que o cliente entenda o que é e como funciona. Porém, quando for marcar seus produtos em fotos, use a criatividade!  
  • Mantenha sua loja em ordem, porque é onde a compra será efetuada e precisa gerar confiança no usuário. Então, certifique-se de deixar o checkout sem problemas e com uma aparência que gere credibilidade. 
  • Marque mais de um produto nas fotos, assim você pode expor mais produtos e aumentar as vendas. 
  • Seja frequente nas postagens, com conteúdos relevantes e não somente sobre o seu produto. Poste 80% de conteúdo que ajude seu cliente e 20% sobre o seu produto.
  • Atualize as informações dos produtos sempre, alguma informação incorreta pode causar problemas para seu negócio ou impedir a compra do cliente.

No Facebook Marketplace

Como essa ferramenta não exige que você tenha uma loja virtual, pode ser uma boa opção para quem quer começar do zero. Agora que você já entendeu como funciona, vamos falar sobre como você pode se destacar na plataforma. 

  • Coloque um título que chame a atenção, a primeira coisa que deve ter no título é palavra-chave para que as pessoas encontrem na pesquisa. Além disso, utilize gatilhos mentais para gerar mais cliques.
  • Crie uma descrição de qualidade, liste os benefícios do produto, as dúvidas frequentes, a forma de pagamento e a entrega.  Lembre-se não de produzir uma descrição muito longa, utilize também o formato de lista e emojis, para facilitar a leitura.
  • Utilize boas fotos, no facebook marketplace é possível colocar até 10 fotos em cada produto. Por isso, aproveite e coloque as melhores fotos do seu produto, se possível de vários ângulos diferentes.
  • Responda os clientes, se o cliente entrou em contato, responda o mais rápido possível e seja educado. Para ter um diferencial, faça também um excelente pós-venda, para que o cliente nunca se esqueça de você.
  • Acompanhe seus concorrentes, veja como estão vendendo, seus valores e estude os pontos positivos e negativos. Utilize essas informações para melhorar os seus anúncios. 

Divulgue em grupos de venda, essa é excelente forma de fazer seus produtos alcançarem mais pessoas, mas não divulgue em qualquer grupo, foque nos que tem a ver com seu produto.

Conclusão

Em resumo, se você começou agora seu e-commerce e as vendas da sua loja virtual não estão indo bem, pode ser uma boa ideia ter outros canais de venda como Instagram Shopping e o marketplace do Facebook. É claro que essas ferramentas não funcionam para todos os tipos de e-commerce, é preciso analisar quem é o seu cliente e se é possível vender seu produto nessas plataformas. Agora cabe a você avaliar e decidir se vale a pena ou não utilizar esses canais de venda. 

Quer uma ajuda para começar o seu e-commerce da forma correta? Mande uma mensagem e agende sua consultoria comigo!

taispereiraoficial
taispereiraoficial
Empreendedora Digital em busca de ajudar novas Empreendedoras como EU!

1 Comentário

  1. […] Com o cliente ideal definido, você poderá criar conteúdo direcionado a sua necessidade para então atraí-lo para sua loja virtual ou mesmo loja no instagram. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *