Se você está iniciando no e-commerce há pouco e ainda não sabe a importância de uma rotina de trabalho bem feita, confira o porquê é tão interessante.
É comum falarmos de rotina em respeito a algum hábito comum, como levantar e ir escovar os dentes, mas muitos esquecem da rotina em seu trabalho.
Se você criou seu e-commerce e teve um pensamento de que vai “ter seu próprio horário”, não é bem assim.

Apesar de você ter o poder de criar seu horário, seus possíveis clientes têm sua própria rotina, e por conta disso você TAMBÉM deve ter uma rotina.
Um bom exemplo é ser ativo nas redes sociais nos mesmos horários em que seus clientes estão online.
Quando você posta em determinado horário, está considerando que seu potencial cliente está online para ver, e se ele está online naquele exato momento por conta da rotina própria.
Mas é claro que esse não é o único motivo para se ter uma rotina, confira mais benefícios:
Iniciando no e-commerce com organização

Com toda a certeza uma rotina começa com um planejamento, mas o que deve ser considerado nesse planejamento?
Com seu e-commerce você deve considerar absolutamente tudo a sua volta, pois tudo irá interferir no seu negócio.
O mais importante é levar em conta seu objetivo e metas, e não só do seu comércio em si, mas cada ação tomada.
Como por exemplo: se você planejar postar um conteúdo (que também já foi previamente planejado), você terá que decidir os horários e também pré-definir metas para essa postagem, como:
- número de curtidas;
- quantos comentários deverá ter (ou se deverá ter algum);
- alcance da sua postagem;
- visualizações.
E é claro, há diversos outros fatores que irão depender da plataforma que você utilizar, mas pré-definindo metas para uma atividade, você poderá também medir se algo está indo mal.
Além disso, ter uma rotina traz uma organização que também irá otimizar seu tempo de trabalho.
Ter uma rotina ajuda na otimização do trabalho

Se você se organizou e planejou tudo que fará durante o dia, semana ou mês é claro que economizará um certo tempo.
Algumas pessoas tentam criar diariamente alguns conteúdos não planejados, e isso acaba desperdiçando um tempo que poderia ser útil para outra tarefa ou até mesmo utilizado para momentos de pausa.
Aliás, a otimização do trabalho feita pela rotina também é um grande aliado para quem precisa de momentos de descanso.
Se você está sufocada de tanto trabalho e não tem um momento para respirar, talvez seja por conta de uma vida sem rotina.
Não saber o que irá acontecer por não ter planejamento em sua vida pode fazer com que sua vida fique caótica.
Mesmo que seu dia seja muito agitado, planejar os próximos passos podem fazer com que seu tempo seja otimizado, e em seguida poderá planejar dias, meses e até anos, se quiser.
Por exemplo: se você acorda a hora que quer e vê mais de vinte mensagens de possíveis clientes não respondidas, o que fazer?
Terá que responder na hora, pois quanto mais ágil o atendimento, melhor.
Mas respondendo as mensagens, perdeu o horário de postagem pré-programada, ou então nem sequer começou a pensar em fazer uma.
E é assim que as tarefas podem virar uma bola de neve em que você não terá nem tempo para o almoço.
É ideal que essa rotina seja criada assim que estiver iniciando no e-commerce, uma vez que a rotina é menos “atarefada” por ser um negócio novo.
Supere seus concorrentes
A rotina pode fazer isso, mas está muito interligado com o seu planejamento estratégico.
Seus principais concorrentes (e mais famosos) também devem contar com uma rotina diária, mas qual será a diferença entre ele e você?
O planejamento estratégico, certo? Mas outro detalhe é que a rotina também deve ser estratégica.
“Como assim?” você deve estar se perguntando, mas na verdade é bem simples: ao criarmos uma rotina, definimos de certo modo nossas prioridades.
Se decidimos responder os clientes primeiro ótimo, mas e se deixarmos por último isso? Haverá consequências.
Desse modo, é decidido as prioridades do dia:
- Atender clientes nas redes sociais;
- Realizar uma postagem em tal rede social;
- Responder comentários;
- Planejar conteúdo;
- Verificar estoque;
- Ir aos Correios;
- Falar com fornecedores;
- Sacar dinheiro;
- Checar reclamações;
- Responder e-mails.
E por aí vai, cada e-commerce tem suas tarefas referentes aos ramos e nichos, e para isso é necessário planejar sua rotina.
Será que verificar estoque deve ser a primeira prioridade ou não? Levar suas encomendas somente ao final do dia ou não?
Pensar em todos detalhes podem fazer com que você se destaque mesmo que seja só por conta de sua rotina.
Há e-commerces que falham no planejamento de estoque, e perdem clientes por não ter o produto na hora, e isso pode ser arrumado com planejamento e uma rotina estratégica.
Além disso, se você está iniciando no e-commerce a rotina também irá ajudar a ter maior profissionalismo aos olhos dos clientes.
Iniciando no e-commerce da forma correta

Há diversos benefícios em manter uma rotina, ainda mais quando aliada a um planejamento estratégico eficiente.
Apresentei as principais razões para apostar em uma rotina, e posso dizer que com certeza é muito eficiente para trabalhos em e-commerce.
Se você não tem certeza em como começar essa “vida nova” eu indico o Google Agenda, que será um grande amigo.
Já quanto ao seu planejamento, poderá fazer da seguinte forma:
Há algumas tarefas que sempre se repetem, como responder clientes e você deverá colocar elas em sua rotina e quanto tempo em leva irá fazer cada uma dessas tarefas.
Além disso, há tarefas com horas e datas marcadas, como encontro com fornecedor ou enviar encomendas.
Tarefas com datas e horas marcadas são importantes que sejam seguidas sempre da forma inicial, atrasos em itens assim podem comprometer todo resto da rotina.
É importante também não tentar fazer tudo de uma vez só, como fazer um planejamento de uma semana em um dia.
Não adianta planejar diversas atividades sendo que não é possível cumprir todas, e não realizas essas tarefas também é frustrante e pode desanimar.
É normal também que nem tudo ocorra como planejado, e nesse caso é recomendado encaixar o que faltou para o dia seguinte ou outra data.
Por fim, sempre cheque seu calendário e siga o que você havia planejado.
Pode parecer o item mais óbvio, mas infelizmente é o que as pessoas mais falham.
Invista em uma rotina para seu e-commerce hoje mesmo e verá a diferença em seu negócio em poucos dias!
Uma resposta