
Cada vez mais as mulheres têm se destacado em diversos setores. No empreendedorismo não é diferente. Elas têm mostrado toda sua força nas áreas do comércio, indústria e prestação de serviços.
Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), em 2014, cerca de 51,2% das empreendedoras mulheres iniciaram os seus negócios. Isso mostra o quanto as mulheres vêm lutando para ter uma posição igualitária, porém ainda estamos longe de um mundo ideal.
Por que as mulheres tornam-se empreendedoras?
Segundo pesquisas, as mulheres se tornam empreendedoras por motivos bem diferentes dos homens. Elas não buscam apenas a satisfação financeira, mas sim uma atividade para a sua satisfação pessoal. Outro fator é a vontade de fazer coisas diferentes para as pessoas e o mundo, algo muito ligado ao instinto materno das mulheres.
Quais os desafios do empreendedorismo feminino?
Mesmo que muitas mulheres já tenham chegado a altos postos em grandes empresas, o desafio ainda continua. A falta de oportunidades traz alguns sentimentos, como a falta de confiança em si mesmas. Outro desafio é a motivação, pois, num cenário cada vez mais dominado por homens, muitas vezes é desencorajador seguirem com os seus propósitos.
Características das mulheres empreendedoras
Algumas pesquisas indicam as mulheres como possuidoras de características naturais, o que as faz serem bem sucedidas em seus negócios. Vejamos algumas dessas características:
- Mulheres são multitarefas: elas conseguem conciliar muito bem suas atividades profissionais e pessoais;
- Atenciosas: em sua maioria, as mulheres são muito atenciosas. Isso é um diferencial em relação aos homens, principalmente na fidelização dos clientes;
- Busca por informações: por serem cuidadosas, elas buscam orientações antes de abrir uma empresa;
- Busca por conhecimento: pesquisas mostram também a busca constante, por parte das mulheres, de capacitação para melhorar o seu negócio;
- Características femininas: as mulheres possuem algumas características as quais a maioria dos homens não possui, como intuição, sensibilidade, cooperação, determinação e iniciativa;
- Detalhistas: outra característica das mulheres empreendedoras é serem bastante detalhistas.
Isso não quer dizer que as mulheres sejam melhores empreendedoras que os homens, apenas revela algumas características natas, as quais favorecem-nas muito em relação a eles.
Se gostou do artigo, deixe seu comentário e me conta se é uma empreendedora ou pensa em empreender e qual o nicho você vai escolher.
Posso te ajudar nessa escolha!
Abraço e até a próxima.
5 respostas
Olá, Tais! Muito bom conhecer o seu trabalho.
Realmente, as mulheres têm muitas características marcantes, que as tornam únicas. E quando se trata de empreendedorismo, é ainda mais notável. Temos uma força incrível para enfrentar os desafios e lutar pelo que acreditamos.
O empreendedorismo acaba sendo uma forma de vencer as diferenças no meio corporativo e, uma forma de mostrar nosso poder.
Parabéns pelo conteúdo.
Beijos!
Olá Ivone! Fico muito feliz que tenha gostado do meu trabalho, minha intenção desde o começo foi e é em ajudar essas mulheres a se encontrarem como empreendedoras, e a darem o primeiro passo para conseguirem crescer e alcançar seus objetivos.
Quero que elas saibam que todas tem um potencial altíssimo para ter muito SUCESSO em qualquer área que quiserem atuar, basta darem as costas ao medo e por a coragem a frente de seus sonhos!
Beijos!
Olá, muito bom! Gratidão pelo conteúdo fenomenal. Quero já aproveitar e te convidar a dar uma olhadinha em meu Blog também, pois compartilho dicas tops quais acredito que possa te ajudar de fato! Conferi lá, Blz? 😉
Obrigada pelo feedback Sayure, pode deixar que irei olhar seu canal também. Sucesso!!